sábado, 16 de maio de 2020

Qual o seu objetivo na corrida?


21ª Volta Internacional da Pampulha - 2019


As vezes as cobranças acabam sendo inevitáveis.

Quando começamos a correr e já fomos mordidos pelo bichinho da corrida onde aos poucos nas nossas rotinas, o esporte vem tomando um lugar especial quer em fazer treinamentos, compra de material de melhor qualidade, inscrições em provas, enfim procurando enfrentar novos desafios.

Obedecendo uma programação que nem por muitos é obedecida onde inicialmente vamos para os 5 km, depois os 10 km e assim a medida da melhora da sua performance vai se adquirindo além da confiança a parte física para encarar percursos maiores e com um grau de exigência também maior.

Mas, a depender do seu objetivo em cada distância alcançada, vem a cobrança algumas vezes motivada por diversos fatores que é a de correr uma determinada distância em um menor tempo possível.

Aqui estou me referindo a maioria dos atletas amadores, digo amadores com um grau de exigência intermediaria.

Quando comecei, não tinha nenhuma orientação técnica e tudo era mais na intuição e através da leitura fui adquirindo algum conhecimento sobre o assunto.

Passei bastante tempo nesse período e aqui estou falando de anos de corrida sem ter um resultado que pudesse considerar expressivo ou que efetivamente me deixasse convencido de ter feito uma prova objetiva e esperada dentro do que havia efetivamente treinado.

Como já mencionei em uma das postagens anteriores estou na minha terceira experiência com assessoria esportiva onde comprovadamente tem uma grande diferencial no alcance de metas até por muitas vezes duvidosas, contudo os números provam de que você é capaz.

Aqui falo de números por mim almejados e alcançados.

 5 km abaixo de 20min;
    19min50seg - Circuito das Estações – Primavera em 2014

10 km abaixo de 40min;
39min57seg - Duque de Caxias – 2007

21 km abaixo de 1h40min;
01h39min52seg – Meia Maratona do RJ – 2011

42 km abaixo de 4h
3h47min46seg – SP City Marathon – 2018


Para alguns mesmos os amadores, digo amadores com um grau de exigência intermediaria, esses objetivos podem serem até fáceis, mas para mim, eram objetivos que com um pouco mais de dedicação, foram possíveis serem realizados.

Acrescento que cada objetivo numa distância específica, os treinamentos deverão também serem específicos.

Vale acrescentar, que outros fatores contribuem para dificultar ou facilitar a você realizar essas conquistas, como idade, fator genético, percurso da prova e outros que pessoas especializadas poderiam falar mais sobre o assunto.

E acaba por aí depois de que você conseguiu conquistá-los?

A resposta você já deve saber.

No meu caso, ainda acredito ter uma capacidade física para fazer a repetição de algumas das marcas, contudo os 5 e 10kms, por me identificar mais com distancias maiores não sei se gostaria ainda de fazê-los.

O que tenho procurado é sempre me manter ativo, utilizando as opções que existem para você ter uma saúde equilibrada (Fisioterapia preventiva e postural, treinamentos específicos para corrida através assessoria, ter uma alimentação sem muitos exageros) e quando participo das competições, é de manter o mais próximo possível, os resultados dos meus melhores números já adquiridos o que me deixa sempre motivado.

Lembro de que nem sempre a busca de melhores resultados e o principal objetivo, onde a melhora na sua qualidade de vida e saúde independente da sua atividade física escolhida será sempre o principal motivo para seguir em frente.

E aí te pergunto corredor:

Qual o seu objetivo na corrida?

Nenhum comentário: