segunda-feira, 4 de maio de 2020

Xô COVID-19



12/03/2020 - Porto da Barra

Pelas minhas contas, hoje completo 53 dias sem os treinos presenciais de corrida, sem as sessões de fisioterapia e as aulas de Pilates.

Nas minhas rotinas das atividades físicas, nas terças, quintas e sábados faço o treinamento de corrida na MAXIMUM SPORTS onde a depender do dia poderá ocorrer uma mudança de local de acordo com a conveniência e necessidade para os treinos.

Ainda na quinta tenho sessões de fisioterapia na Effective no Itaigara com o objetivo de prevenção de lesões e a correção postural.

Nas segundas e quartas-feiras, faço Pilates na Mobi Pilates, aqui mesmo onde moro.

E aí?

Com essa pandemia a rotina não só minha, mas de muita gente foram forçadas a mudarem por conta de não sair de casa obedecendo uma quarentena que pelas contas já passou disso.

Por necessidade, toda segunda, saio com um objetivo de ir ao mercado para repor os itens necessários para alimentação, limpeza e caso precise passar na casa de algum parente para levar ou buscar alguma encomenda.

O risco de se expor é grande e quem tem, tem medo. O certo foi nos ajustarmos para que dentro do possível pudéssemos nos manter ativos.

Digo pudéssemos pois sou eu e a amada Neuza.

Felizmente do outro lado, ou seja, da Assessoria, Fisioterapia e Pilates nos proporcionaram alternativas de mantermos pelo ao menos a mobilidade e consequentemente a imunidade que é de muita importância para o combate ao COVID-19.

Da Assessoria e fisioterapia, estou fazendo atividades presenciais através de um aplicativo específico que nos permite uma interação online e do Pilates através do envio por parte dos instrutores de vídeos gravados por eles orientando a execução.

Da assessoria tenho ainda obedecendo um cronograma de treinamento atividades realizadas numa bicicleta ergométrica que realizo nos mesmos dias do Pilates, mas procurando obedecer a um intervalo entre elas.

Evidente que existe entre as atividades algumas particularidades que na medida do possível tenta se fazer ajustes.

Na assessoria o aplicativo é acessado também pelos demais atletas o que repõe um pouco do que normalmente ocorreria nas atividades presenciais que é a interação com os demais.

Até por conta de não termos datas certas para as provas, houve a mudança de direcionamento de exercícios voltados mais para força, correção de movimentos os quais geralmente por nós corredores, não priorizamos muito.

Muito embora isso só até o momento tenha ocorrido uma vez, um bate papo com os treinadores achei um diferencial importante até por termos a oportunidade de ouvirmos os questionamentos dos demais atletas e as explicações e os porquês por parte dos professores.

Na fisioterapia, semanalmente tenho um atendimento idêntico ao da assessoria, só que individual e recebo previamente o material com os exercícios que deverei executar quando do atendimento.

No dia e em horário já preestabelecido, acessamos o aplicativo havendo a interação com a fisioterapeuta, que me orienta para fazer os exercícios efetuando as correções necessárias.
Vale salientar que no atendimento presencial, existe o processo de manipulação que embora dolorido, mas são fundamentais para o alívio e soltura de alguns músculos comprometidos por vícios de postura e traumas. Acrescento ainda que inclui também o objetivo de prevenir lesões.

No Pilates efetuamos as atividades baseados nos vídeos, e posteriormente damos um retorno a professora de que foi feita a execução e caso necessário com algumas observações.

Neste procedimento não é o ideal, pois a observação pelo profissional é de fundamental importância na verificação da atividade.

E aí?


Seguimos nesta pegada, e torcendo para que muito em breve possamos reestabelecer a rotina antes do COVID-19, que especialmente para mim tem me feito muita falta pelo contato com os amigos que o esporte me proporcionou.

Nenhum comentário: