quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Quer ganhar mais resistência?


Ilustração da Revista Sport Life
.
Você sente que falta combustível ao final da competição? Esse problema é fácil de resolver.

Por mais que pareça complicado conseguir manter o fôlego a cada passada, isso não se torna tão difícil assim durante a prática - mesmo que você nunca tenha corrido anteriormente ou que esteja um pouco acima do peso ideal. Se for iniciante, comece com 20min, intercalando 1min de caminhada nos momentos em que se sentir mais cansado.

A cada semana, acrescente 2min a esse tempo - até completar uma hora de corrida, sem interrupções. Ao perceber que está progredindo, eleve ligeiramente o ritmo e corra 40 mino Aumente esse tempo de 3 a 5 min por semana até alcançar uma hora.

Os treinos de resistência devem ser realizados a uma intensidade moderada, que permita conversar ao longo do exercício. Nunca faça rodagens longas de três horas.

Isso só o deixará cansado no dia da competição. E não deixe de lado o trabalho de força.

Às vezes, a baixa resistência é causada pela falta de tônus suficiente nos músculos. Portanto, programe sessões com pesos ou elásticos em sua rotina de treinamento. Quando você estiver correndo por uma hora ininterrupta sem problemas, é sinal de que está preparado para acompanhar um plano de corrida.

Dica
Se você já costuma correr a algum tempo, pode ganhar resistência com sessões de mudanças de ritmo com intervalos longos, que permitem melhorar a sua potência aeróbia. Experimente o seguinte treino: aqueça 20min em um ritmo suave; corra 25min, alternando mudanças de 1 a 4min entre 80% e 85% da sua freqüência cardíaca máxima, e recupere-se 1min após cada esforço. Quanto mais curto o tempo de atividade em ritmo elevado, mais intenso deve ser o exercício.


Matéria divulgada na Revista Sport Life na edição de maio/2008


.

5 comentários:

Anônimo disse...

Me ajudou Muito Man..
brigadão,Flw.

Anônimo disse...

Me ajudou Muito Man..
brigadão,Flw.

Anônimo disse...

Vou esperimentar valeu

Anônimo disse...

muito legal parceiro to correndo bem mais agora

Anônimo disse...

AMANHÃ COMEÇAR A CORRER E CAMINHAR