quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

XIII Volta da Pampulha


Sexta-feira 17h00min saímos com destino a BH, na bagagem uma grande expectativa afinal iria participar novamente da Volta da Pampulha.
Desta vez teria ao meu lado minha querida Neuza e juntos aproveitaríamos para conhecer melhor a cidade de Belo Horizonte e Ouro Preto.
Aqui no aeroporto encontramos o André e a Ângela da Corpus Vitalle que também iriam participar da corrida e com quase meia hora de atraso partimos de Salvador o que mudou os planos pelo ao menos para esse dia, visto que tinha a intensão de pegar o kit para que no sábado bem cedo pudéssemos ir conhecer a cidade de Ouro Preto.
Isso não foi possível, mesmo assim não foi o bastante para diminuir a nossa animação.
Sábado pouco antes das oito já estávamos no local destinado à entrega do kit.

Como estava com a incumbência de também retirar o kit dos amigos Oliveira, Cris, Dart, Lucas e Alan que infelizmente não puderam participar da corrida, por volta das 09h30min deixamos o local com destino ao Hotel para deixar os kilts e fomos a pé até a rodoviária que ficava bem próxima.
Lá pegamos o ônibus das 11h00min para uma viagem de duas horas que pela beleza das paisagens passaram bem rápidas.
Ouro Preto
O tempo em Belo Horizonte já não estava quente e em Ouro Preto muito menos.  Não foi por falta de aviso, pois numa conversa com um taxista ele fez este alerta o que não dei muita atenção.
O tempo sempre ameaçava chover, mas não passava disso e assim fomos subindo e descendo as ladeiras, mais antes fomos direto ao restaurante.
Visitamos museus, igrejas, feirinha de pedras, lojas de artesanato e haja ladeiras. Quem ainda não conhece pode imaginar o Pelourinho melhorado e maior.
As 17h00min h estávamos na rodoviária esperando o ônibus para retornar a BH.
Já no hotel organizamos as bagagens para que no domingo não tivéssemos contra tempo.
Domingo dia da corrida
Este ano houve mudança no horário da largada que nas edições anteriores começava as 09h00min. Cedo estávamos no restaurante do hotel onde tinha a presença de mais alguns corredores e por volta da sete partimos para o local da largada.
Como ficamos um pouco distante do local chegamos faltando meia hora o que deu pouco tempo para curtir melhor os momentos pré- corrida.
Antes da largada encontramos o casal Emerson e a Lígia que fizeram a estreia na corrida e espero que tenham gostado.
A corrida
Não consegui ficar na parte da frente devido a grande quantidade de pessoas que já estavam posicionadas e chegaram mais cedo. No horário previsto foi dada a largada e comecei andando até chegar ao pórtico da largada.
O ritmo estava baixo e completei os 12 km, cravado uma hora e faltando 7,8 km comecei forçar e finalizei a corrida com 01h36min19s.


Mas, o momento mais emocionante da corrida foi por volta do km 13 onde existiam algumas pessoas incentivando, algumas delas crianças que espalmavam as mãos para que quando passássemos fizéssemos o mesmo e uma me chamou a atenção.

Uma jovem numa cadeira de rodas com sinais de paralisia cerebral que imagino ter seus 12 anos, acompanhada dos pais.

Ela estava sorridente, mas localizava-se um pouco afastada do meio fio.

Neste momento literalmente parei, subi à calçada e fiz com ela o gesto que a maioria das crianças estavam fazendo.

Depois segui adiante como se tivesse recebido uma injeção de ânimo capaz de me levar por alguns metros com o pensamento distante sem perceber onde estava e na minha memória ficou gravada a sensação de felicidade demonstrada pela menina.
E o resultado da corrida?

Foi muito aquém do que imaginava, mas devido às circunstâncias me dei por satisfeito. Vale registrar que devido a mudando de tempo, já no sábado apresentava sinais de uma forte gripe que ainda estou me recuperando.
Não tenho do que me queixar o passeio foi maravilhoso e digamos de quebra ainda participei da corrida. Para aqueles que ainda não foram correr a Volta da Pampulha aconselho a participarem, o local e muito bonito, só com uma leve subida, muitas pessoas te incentivando e quando você mesmo esperar já está na chegada.
Essa corrida é a minha última participação em corridas oficiais este ano e agora e descansar um pouco para que ano que vem vá à busca de novos objetivos.
A todos um grande abraço.

6 comentários:

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Samuel!
Dá para perceber que foi um bom final de semana, independente do tempo não ter sido o que estava buscndo.
Parte da sua vitória veio no sorriso da menina, fruto da sua sensibilidade.
Agora conselho de amigo, corre lá no último parágrafo e corrige o que vc imaginou ser a palavra "descansar" para que D. Neusa não te dê umas bordoadas...rs
Abraços!

Anônimo disse...

Que beleza de final de semana, e ainda de quebra encontrou com o Emerson e a Ligia, que beleza!

Parabéns pelo passeio seguido de corrida, rsrsrsrs


Agora é descansar das corridas de 2011 pra mandar ver em 2012!


Abs!

Unknown disse...

O lugar é maravilhoso Samuel. Uma viagem linda, sem falar Ouro Preto. Sem dúvidas!!!

Ouro Preto, Pelourinho melhorado?? Só se for para os baianos morrerem no carnaval com tanta ladeira.

Lembro que quando estávamos subindo uma das ladeiras da cidade. Um rapaz e um senhor vinha comentando da falta do que fazer na cidade, por ser parada e que o cara que fica lá só morre mesmo de infarto de tanto subir e descer ladeiras. Achei engraçado...mas na minha opnião seria o contrário. Os caras lá devem estar com coração muito bem preparado.

Só não posso concordar com o toda parada. Ouro Preto rola cada festa massa. Se aquelas residências falassem...risos!

Foi considerada a cidade universitária em que mais os jovens consomem bebida alcoólica.

Aliás em BH capital o povo também bebe muito.

Mas falando na sua corrida. Você fez uma excelente corrida Samuca e este negócio de ficar gripado parece que é de praxe. No circuito Athenas assim que cheguei em BH fiquei gripada. Mas valeu muito a pena.

Parabéns por mais uma corrida.
Abraços

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Olá!!!
Parabéns pela corrida,até ano que vem .
Desejo muitas corridas no ano novo e muita paz pra vc e sua familia.
GRANDE ABRAÇO !

Unknown disse...

Samuel te desejo um Feliz Natal e que 2012 seja repleto de paz, saúde, felicidades e realizações, que a chama da corrida continue sempre forte, e que vc possa desfrutar de muitas largadas e chegadas...

Abs

Fábio
www.42afrente@blogspot.com

Unknown disse...

Desejo um Feliz Natal e um ano de 2012 cheio de alegria