domingo, 26 de abril de 2009

Treino deste domingo.

Hoje acordei cedo, material já de véspera preparado e parti para mais um longão.

O objetivo planejado seriam 28 km, pois faltando pouco mais de um mês para o desafio e por sentir que o meu treinamento está a desejar, resolvi mais uma vez obedecer ao plano de treinamento de uma revista.

A revista havia comprado na sexta-feira e ontem sábado à noite quando estava lendo verifiquei que neste dia o estabelecido era correr 28 km e hoje domingo, seria um dia de descanso.

Faltavam dez minutos para as seis da manhã e comecei a correr e para modificar um pouco o percurso resolvi unificar dois trechos que já de costume procuro fazer.

Normalmente os treinamentos para maratonas baseado nas revistas que leio, são marcadas com objetivos semanais e nunca inferiores há dezesseis semanas e por conta disso e por já mesmo está fazendo algum treinamento considerei as últimas cinco semanas do treinamento da revista e procurar cumprir o plano estabelecido.

No domingo passado como havia participado da Corrida Rústica Tiradentes com 10 km e no feriado foi treinar e fiz a distância de 13,63 km, deixei para hoje fazer outro treino e ai me enquadrar no plano de treinamento da revista.

Me considero uma pessoa disciplinada visto que tenho obtido progresso ao longo deste pouco tempo que tenho nas corridas, porem por ser um atleta amador e não depender das corridas para o meu sustento, algumas prioridades ao longo da semana tomam o lugar dos treinamentos que teoricamente deveriam acontecer.

Os longos que tenho feito, sempre sozinho e o que percebo que a um determinado trecho da corrida é a falta de pessoas que nas corridas sempre estão ao nosso lado ou à frente.

Em resumo dos 28 km fiz 19,40 km com o tempo de 1h45min34s dando a média de 5min26s por km. A marca dos 19,40 km era do local do retorno localizado na estação de transbordo Mussurunga que fica na Avenida Paralela considerando que sai de onde moro no Cabula, pegando a avenida principal Silveira Martins, descendo a ladeira que dá acesso a Rótula do Abacaxi, indo em direção a Estação Rodoviária, e pegando a Avenida Paralela indo sempre no sentido oposto ao fluxo normal dos veículos.

Ficaram 8,6 km para completar os 28 km e depois que se chega em casa fica aquele sentimento de que faltou pouco e que deveria ter insistido em concluir o trecho.

No dia 09 está previsto fazer um percurso de 32 km e vou ver se acho alguma companhia para não ir sozinho.

Segue abaixo o estabelecido no plano de treinamento:
27 – Cross-training (musculação, natação, ciclismo, ioga, massagem, etc.) ou descanso.
28 – 30min corrida leve e mais 30min corrida moderada.
29 - Cross-training (musculação, natação, ciclismo, ioga, massagem, etc.) ou descanso.
30 – 10 km corrida leve.
01 – Descanso.
02 – 15 km de corrida moderada.
03 – 6 km de trote.

Bem, desejo a todos uma excelente semana.
.

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Grande Samuel, bom dia camarada, bom mesmo vc não conseguindo fazer o treino planejado eu lhe parabenizo, como vc mesmo disse que não depende da corrida para seu sustento, nós devemos tentar treinar o máximo que pode e vc conseguiu fazer esse treino, bom não é o treino ideal que se deveria ser feito, mais creio eu que vc se esforçou e que eu digo para todos os corredores amadores, para nós o mais importante é completar uma corrida e chegar inteiro agora quanto ao pódio isso se vier isso é fruto de nossos treinamentos eu sei que os treinos para uma maratona são duros, ve se tente também treinar o seu psicológico, uma das maneiras a se treinar é vc tentar fazer um longão no sol e percorrer o mesmo percurso duas ou três vezes...Isso ajuda muito...

Boa semana e Bons treinos,

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Rebeca Peleteiro disse...

Oi Samuel, Tudo bem?
Tenho passado por dificuldades de evoluir na minha planilha para 21K. A rotina para nós, simples atletas amadores, acaba atrapalhando um pouco. Às vezes me planejo e na véspera acaba acontecendo alguma demanda doméstica e eu desisto. Mais uma coisa é certa... planejamento é tudo, principalmente para meias e maratonas.
Deixar o material organizado no dia anterior ajuda muito, pois acordo e não penso muito, calço o tênis e vou....
Bons treinos para você.