quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sonho realizado.

.



Foi uma experiência inesquecível!

Assim é como posso definir a viagem que fiz até Belo Horizonte para participar a X Corrida Internacional da Volta da Pampulha.

Saímos daqui de Salvador por volta das 21h00min do dia 04 e chegamos aproximadamente neste mesmo horário do dia seguinte completando longas 24 horas de viagem!

E se me perguntarem: Faria tudo de novo?

Não hesitaria em responder que sim. Foi uma corrida para a corrida diferente onde antes de sairmos já havia acontecido algo que para mim era inusitado onde um dos atletas pensava que o ônibus sairia no dia seguinte o que causou o atraso mais que pelo bom humor do grupo a situação passou rapidamente de um momento de estresse para um motivo de gozação.

Saímos em direção a Belo Horizonte que para mim seria a minha primeira participação da Volta da Pampulha onde para outros, era mais uma.

No caminho foram agregados ao grupo mais alguns atletas completando a caravana com destino a BH. Foram momentos hilariantes onde tive a oportunidade de conhecer melhor algumas pessoas que por muitas vezes já via nas corridas aqui em Salvador porem sem ter um contado mais direto o que para mim foi uma grata surpresa ao ouvir as histórias e depoimentos desses atletas e que agora também amigos mais próximos.

Gostaria de deixar registrado que um dos momentos mais bonitos desta viagem foi quando já próximo a BH, Russo assim como é conhecido, organizador da viagem, ligou um microfone e após um breve comentário e recomendações passou a palavra para que também falássemos alguma coisa.

Timidamente, aos poucos as pessoas começaram a dar o seu depoimento sobre o seu histórico de corrida, o motivo pelo qual levou a correr a satisfação que esse esporte trouxe para a sua vida, a transformação em todos os sentidos principalmente na saúde e auto-estima. Enquanto ouvia a cada palavra ficava imaginando o quão grande é este maravilhoso esporte que de um ato tão simples que aprendemos logo nos primeiros passos de vida, ao longo do tempo deixamos de dar a verdadeira importância a esse ato.

Chegamos em paz, e todos instalados num hotel no centro da cidade.

Na véspera da corrida levantei cedo e fui fazer um trotezinho numa praça próxima ao hotel, só por alguns tinta minutos para soltar a musculatura da viagem e de volta ao hotel e logo após o café, saímos todos para pegar o kit onde tive o meu primeiro contato visual com o belo local da corrida.

Tudo muito organização, sem tumulto, nada a reclamar. A tarde foi livre onde aproveitei para conhecer um pouco da cidade mais tudo próximo ao hotel para não me desgastar muito.

Dia da corrida, acordei cedo como já é de costume, tomei um reforçado café e partimos embalados ao som de um batuque organizado por alguns atletas que havia levados instrumentos. Ao chagarmos no local, já encontramos muitas pessoas e no ritmo do batuque subimos uma pequena ladeira que dava acesso ao guarda volumes e banheiros onde a nós, outros corredores juntavam-se participando da nossa alegria.

Próximo a hora da largada, ficamos dispersados onde cada um procurou localizar-se em um ponto que achava ser o mais conveniente e fiquei próximo a uma sinalização onde os corredores tivessem a previsão de 04min30s por km.

Dada a largada e lá vou eu onde e devido ao grande número de pessoas a minha frente, sai andando. Aos poucos comecei a correr com muito cuidado procurando brechas entre os atletas a minha frente, fazer a tangencia nas curvas mais abertas onde era menor o numero de pessoas.

Facilmente foi obtendo posições o que acredito muito mais pelo despreparo das pessoas onde alterava o ritmo com momentos fortes e fracos a depender do que achava a minha frente. Passei nos cinco km um pouco abaixo dos vinte minutos e no sétimo km peguei um pouco de água.

Tava tudo tranqüilo, corria bem, clima agradável.

Próximo aos dez percebi que em volta da minha unha do meu polegar esquerdo apresentava sangramento intermitente e fiquei preocupado onde toda vez que passava a mão em volta da unha o sangramento tornava a aparecer. Reduzi drasticamente o ritmo pensando o que poderia está acontecendo, passei as mãos no nariz, olhei o meu short para ver se tinha outro ponto de sangramento, pois já pensava que estivesse acontecendo alguma coisa errada com o meu organismo embora não tivesse tontura, taquicardia, me sentia bem.

Cheguei num ponto onde havia hidratação especial, parei peguei dois copos e bebi vagarosamente e fui observar melhor em volta da unha e felizmente identifiquei um pequeno corte que acredito tenha sido ocasionado quando da quebra do lacre do copo da água após o km sete.

Agora já mais aliviado tornei a correr onde aos poucos procurei a recuperação aumentando gradativamente o ritmo que me propusera a fazer. Em alguns trechos havia muitas pessoas incentivando o que psicologicamente tem um fator muito positivo principalmente próximo ao final da corrida.

Atravessei a ponte e faltava pouco para a chegada onde na minha marcação cruzei o tapete com 01h24mine01s dando uma média de 04min43s por km o que deu uma diferença de 2s em relação ao resultado oficial que foi com o tempo bruto de 01h26min48s e o tempo líquido de 01h24min03s permanecendo a mesma média por km.

Após cumprimentar alguns corredores, fui orgulhosamente entregar o chip e pegar a minha medalha e dirigir-me até o guarda-volumes, pegar a mochila e ligar para casa informando da minha chegada e que estava tudo bem.

Reunidos no local aonde havia sido estacionado o ônibus voltamos todos para o hotel e nos prepararmos para a viagem de retorno onde por volta da quinze horas tomamos o caminho de casa.

Chegamos a Salvador por volta das dezenove horas do dia 08 no mesmo local da partida e já sentindo saudades de tudo e todos que nestes poucos dias me proporcionaram momentos de muita alegria.

Registro da falta que senti das pessoas que aqui em Salvador me acompanham nas corridas com minha esposa, filho, mãe, cunhada, tia e que gostaria também que compartilhasse desse momento.

Finalmente agradeço a todas as pessoas que torceram por mim (esposa, filho, mãe, irmão, sogra, cunhadas, sobrinhos, tios, primos, amigos corredores, blogueiros, ao chefe e colegas do trabalho, amigos e em especial a todos os atletas, organizadores, acompanhantes, motoristas, que fizeram parte desta caravana e me proporcionaram um dos melhores momentos da minha vida.

Já com duas metas principais para 2009 que é a participação em uma Maratona (POA em maio ou SP em junho) e a Meia do RJ em setembro, espero ter outra oportunidade de poder participar com um grupo tão maravilhoso que se tornaram amigos.

A todos o meu sincero carinho e muito obrigado!


.
Autor: Samuel Moreira

5 comentários:

António Almeida disse...

Olá Samuel
é bom realizar um sonho, é bom continuar a sonhar...parabéns.
Abraço,
António Almeida

Jorge Cerqueira disse...

Grande Samuel, meus parabéns por completar a X Volta da Pampulhar, amigo realmente é inesquecivel quando nós completamos algo que é a 1ª vez, digo isto também pq isto aconteceu comigo, cara gostei do que vc disse também quando o Russo pediu para que todos falassem um pouco de si e o que a corrida o fez na vidas de vcs, só um adendo e seria ótimo que alguém filmasse vcs dando o depoimento, isso serviria de muito estimulo para os corredores e principalmente para quem está começando agora. Linda a medalha, bom pelo menos a Yescom fez uma coisa certa este ano eles colocaram nome das pessoas nos números que nem a dos corredores de elite e o meu amigo Bruno que eu relatei no meu blog disse que atraves do nome dele no número muitas pessoas viam ele e gritavam pelo nome dele dando forças isso ajuda muito aos corredores.
Ah amigo li o seu email parabéns pela equipe-familia.
Um forte abraço e boas corridas. E te espero na meia do Rio hein.

Valeu

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

--------\\\\|/-------
--------(@@)-------
-o--oO---(_)--Ooo--
Samuel, obrigado pela visita e quanto a sua pergunta se eu já li o livro do ultramaratonista Dean Karnazes eu já li sim e é muito bom.
Um abraço camarada e bons treinos.
Valeu...

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Bruno Thomaz disse...

É bom realizarmos nossos sonhos não é? Dá aquela sensação de prazer que é indescritível.. um êxtase...

Um grande abraço e parabéns por mais um sonho seu realizado!

Bruno Thomaz

Anônimo disse...

Grande Samuel!
Voltei a visitar os blogs amigos... e o seu é um deles. Essa correria de final de ano cansa, viu? Mesmo atrasada, quero dar meus parabéns pelo grande feito na Pampulha. Muito bom mesmo. E só quem vive uma experiência como essa tem idéia do que significa. Que você continue correndo muitos e muitos e muitos quilômetros. Quem sabe um dia corremos alguns deles juntos. Super beijo,

Yara