domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sábado de carnaval foi dia de treino.

Depois de um bom tempo sem colocar nenhum post aproveitei este domingo de carnaval para algumas informações.

Dia 31 de maio está se aproximando e já estou inscrito para Maratona de São Paulo. Esta será a minha primeira maratona e tudo que tenho feito de treinamento é pensando em fazer uma excelente corrida. O excelente que falo é concluir a prova dentro do prazo que tenho como limite para a minha faixa dos 49 anos que é terminar até as 03h55min isso para participar da premiação da Revista Contra Relógio que é de ter um certificado de maratonista.

Não tenho achado muitos incentivos para esta prova haja vista que todas as pessoas que consulto dizem se tratar de uma prova muito difícil principalmente para um corredor de primeira viagem nesta modalidade.

Como o meu principal motivador sou eu mesmo procuro nos depoimentos algumas observações quanto ao percurso e possíveis dificuldades. Conversando com um amigo ele me disse se tratar de uma prova pra macho e acrescentou de que ano passou ele participou, mas não concluiu. Das duas uma, se não completou é porque realmente é difícil ou ele não é macho. Tirem as suas conclusões.

Tenho lido muitas coisas sobre a maratona e estou com uma planilha de preparação e considerando o dia de hoje ate o dia da corrida são 99 dias. A planilha de treinamento são 14 semanas de treinamento onde envolve trabalho muscular, velocidade, resistência mais acima de tudo muita força de vontade e persistência.

Devido a alguns problemas de saúde na família que passaram a ser prioridade deixei de lado um pouco os treinos embora pelo cronograma amanhã dia 23/02 efetivamente é que começa os treinamentos específicos.

Nos últimos dias tenho feitos algumas corridas próximas a onde moro, mas ontem fiz uma longão para fazer uma avaliação. Foram 18.620 metros em 01h44min o que está abaixo do que pretendo. Sei que alguns fatores não colaboraram, pois o percurso não era dos mais adequados onde meu objetivo foi de sair aqui da minha residência até o Farol da Barra e retornar passando pelo circuito do carnaval como Pelourinho, Praça da Sé, Rua Chile, Carlos Gomes, Campo Grande, Vitória, Ladeira da Barra, Porto e Farol da Barra. Como sai cedo ainda encontrei alguns foliões que retornavam para suas casas depois da festa da sexta-feira e muitas e muitas pessoas trabalhando recolhendo o lixo, lavando as ruas, trios retornando aos pontos de partidas para o sábado à noite. Depois do Farol da Barra foi em direção a Ondina, Ademar de Barros, Garibaldi e tomando o sentido da Av. ACM nas proximidades da CEASA do Rio Vermelho parei.

Meu objetivo inicial se completasse todo o percurso seriam 30.420 metros onde nesse ritmo que fiz os 18 km terminaria a maratona com 3h55min07s porem a tendência seria de que o ritmo caísse mais ainda e resolvi parar.

Caso alguns dos leitores já tenha participado dessa maratona e queiram registrar alguma observação sobre o assunto fico agradecido.

A todos, bons treinos e excelentes corridas.
.

5 comentários:

Cenários de Motocicleta disse...

Olá Samuel

Obrigado por visitar o A & A Running (http://aearunning.blogspot.com)

Realmente fiquei impressionado com a quantidade de corredores blogueiros e também com a qualidade das postagens. O seu blog também está neste rol de blogs sérios e com informações responsáveis e de qualidade. Passei a ser também seguidor do blog "Correr é bom" e já o inseri como link no A & A Running.
Obrigado pela força e ótimos treinos.

Paulo Sérgio de Araújo disse...

treino longo sempre é bom pra "lavar a alma"..principalmente nun sábado de carnaval (Hoje, Domingo de carnaval també rodei 19 km)provamos pra nos mesmo toda a nossa força de vontade com nossos objetivos...
parabéns, bons treinos e aparece lá no blog http://maratona160min.blogspot.com
abços

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Caro amigo Samuca, boa noite seja bem vindo camarada, bom eu não tenho muito a opinar sobre a maratona de sp, pois quando eu fiz ela foi em 2004 e também não gostei, quando fiz não gostei quando chegamos dentro da USP, tinhamos que fazer vários contornos quando chegava nas curvas tinha que reduzir a velocidade e na volta na chegada no parque ibirapuera tinhamos que passar dentro do túnel e como o céu estava limppinho com aquele sol tinha bastante gente dentro do túnel caminhando e não se sentindo bem por causa do calor, mais fiquei sabendo que o percurso da maratona de sp, foi mudado não sei agora como ficou, mais uma coisa não ligue muito para que os outros dizem que o percurso é brabo e se for vc não vai ter que encarar assim mesmo, então treine com dedicação que ano que vem vc irá sim ganhar o diploma da contra relógio. Ainda mais se o percurso for brabo mesmo, vc além de treinar a parte física terá que treinar a parte psicológica, pense nisso pois é sério hein. Olha o esporte que praticamos é maravilhoso e o bom se tivessemos incentivo, conheço muitos corredores que não tem incentivo e estão aí na luta eu sou um deles. Espero que sua mãe tenha melhorado a saúde dela.
Bom é isso ae amigo, cara vc mora em salvador vi pela tv que aí tá infestado de gente pulando carnaval hein.
Bons treinos e bom carnaval.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi, Samuel,
Estou na torcida por sua primeira maratona. E estarei na platéia no dia da sua corrida, torcendo mais ainda. Eu, paulistana, ainda não tive coragem de encarar a prova. Acho que não sou "macho" o suficiente, rsrsrsrs. Beijo e bons treinos
Yara

António Almeida disse...

Olá Samuel
desfrute acima de tudo do caminho até ao dia 31 de Maio, caminho que não se faz duas vezes na vida de um corredor, o caminho que te levará à tua consagração como maratonista.
3h55' penso que é possível, força com esses treinos.
Estou torcendo para que tudo dê certo.
Abraço,
António Almeida