terça-feira, 19 de junho de 2012

Maratona de SP


Aqui com Graça e Neuza após a chegada
.
17 de junho de 2012 estava em São Paulo para minha 4ª Maratona.

A viagem

Saímos eu e minha querida Neuza na sexta à tarde depois de cumprimos meio expediente de trabalho em busca de mais um momento de diversão aliado ao meu desejo particular de cumprir três objetivos ou pelo ao menos um deles:

1 - Concluir a maratona

2 – Fazer uma prova abaixo do meu Recorde Pessoal, ou seja, menor que 4h13min27s conquistado em 2010.

3 – Terminar a prova abaixo das 4 horas.

No sábado fomos pegar o kit e depois fomos encontrar minha cunhada Graça que reside em SP e que foi a nossa guia na capital e com certeza sem ela as coisas ficariam mais difíceis. Registro aqui o encontro com o amigo Sérgio que correria os 25 km.
Com o amigo Sérgio
No domingo como já estrategicamente ficamos próximo à largada, saí num horário confortável para evitar contratempo e tudo correu dentro do previsto.

O clima estava perfeito comentavam alguns corredores e às 8h32min foi disparado o canhão e junto com aquela multidão segui em perseguição aos meus objetivos.

Seguindo conselhos dos amigos e o trauma das experiências anteriores seguiu num ritmo baixo com o intuito de que depois dos 30 km tivesse em condições de aumentar um pouco a velocidade e concluir dentro do previsto.

Fato triste

Por volta do km 14 presenciei um corredor caído cercado por paramédicos que tentavam reanimá-lo e pelas ações que eles tomavam tratava-se de uma parada cardíaca.

O km 15 ficava do outro lado da rua e quando passei por eles as ações ainda estavam sendo tomadas e não havia sucesso.

Segui em frente com aquela imagem que sempre ouvimos falar, mas presenciar um momento desses é traumatizante o qual até agora e acredito por um bom tempo ficará fixado nas minhas lembranças.

Passei a meia com 1h50min pela marcação do meu GPS Celular e os 25 km com 2h11min embora no painel da linha de chegada dos 25 km aparecia 2h26min.

Ao contrario do planejado o ritmo foi caindo onde trotes e caminhadas foram se revezando e a cada momento pelo ao menos dois dos meus objetivos estava indo por água abaixo.

Estava conformado e a única certeza era que mais uma vez bravamente terminaria a prova.

No km 40 uma grata surpresa que foi encontrar a Yara, o Guto e seus filhos onde gentilmente os garotos ofereciam balas de gomas para repor algumas proteínas que certamente já estavam no limite no organismo e de quebra uma garrafinha de refrigerante. A sensação é você se imaginar num deserto e de repente aparece algum te oferecendo um copo de água geladíssimo. É mais ou menos isso.

Faltavam 2 km e 200 metros e já estava querendo era mais do que nunca avistar Neuza e minha cunhada Graça que eram as referências da conquista de mais uma maratona.

E lá estavam elas.

Meu tempo líquido foi de 4h48min5s bem longe de tudo que havia planejado.

Por fim deixo registrado os meus sinceros agradecimentos a todos os meus familiares e amigos que torceram por mim que certamente foram fundamentais para que concluísse mais essa maratona.

Agradeço também aos professores da Academia HIT, aos colegas do trabalho e em especial aos amigos corredores a quem eu dedico essa maratona.

Não sou de acreditar em sorte ou azar, mas sim de ter competência ou não para se alcançar certos objetivos.

A incompetência não significa de que você não foi capaz de ter dedicação, planejamento, esforço, força de vontade, pois a incompetência pode está no seu organismo, na sua fisiologia, na sua estrutura física em responder aos seus desejos.

Entrei na corrida para me trazer momentos de alegria e não de sofrimento e por isso estou revendo meus futuros objetivos obedecendo aos meus limites.

A todos o meu muito obrigado!

8 comentários:

Unknown disse...

Samuel eu não tenho dúvidas que competência você teve suficiente e tem. Mas não foi o momento...só isso, não foi o DIA!

Acredito fielmente no seu relato, por que o que aconteceu com você já ocorreu comigo e me perseguiu por algumas corridas. Foi quando nestes eventos, não tanto quanto o seu relato, vi pessoas quebrarem nariz, estiradas no chão, de desmaiar na minha frente. Estas cenas infelizmente ficam em nossa memória e são chatinhas de sair. Por conta delas, passei a me regrar muito na corrida, algo que não foi bom, pois se já era pangaré, ai que fiquei mais ainda. Graças a Deus estou superando pouco a pouco, amadurecendo.

Mas enfim, quanto a sua MARATONA, tenha certeza que só em completar já foi uma vitória. Muitos nem chegam ao pórtico.

PARABÉNS meu amigo! Você sempre será minha inspiração.

Abraços

António Almeida disse...

Parabéns Samuel, terminar uma maratona é sempre uma grande vitória não o podemos esquecer, claro que querer fazer melhor é algo perfeitamente normal, você tentou e um dia os resultados aparecem, pelo caminho vai-se crescendo e desfrutando...
Continuação de boas corridas.
Abraço de Portuhgal.

António Almeida disse...

Parabéns Samuel, terminar uma maratona é sempre uma grande vitória não o podemos esquecer, claro que querer fazer melhor é algo perfeitamente normal, você tentou e um dia os resultados aparecem, pelo caminho vai-se crescendo e desfrutando...
Continuação de boas corridas.
Abraço de Portuhgal.

Yara Achoa disse...

Samuel,

Já virou tradição te encontrar na Maratona de SP, rsrs.

Seu relato emocionou, suas palavras no comentário do meu blog quase me arrancaram lágrimas.

A corrida me emociona.

Quero correr e encontrar bons amigos correndo para sempre!

Continuamos na luta, superando as dores e vivendo as delícias da corrida.

Beijo,

Yara

Anônimo disse...

Grande Samuel,

Tenha certeza que você foi e é um guerreiro em todos os quilômetros e sabemos que 42k não é brinquedo não mas você consegui concluir a prova, se superou nesse desafio e está de parabéns!!

Parabéns pela conquista!!

Abs!

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Antes de tudo correr para nós amadores tem que ser prazer. As metas que vamos traçando são só uma desculpa para a gente se dedicar ainda mais ao esporte que amamos.
Anotou mais uma em seu currículo e isso aí, por si só, já é gramde motivo para agradecermos a Deus pela oportunidade.
Abraços!
P.S. - Mas ainda acho que o sub-4 virá sem forçar a barra... vamos aguardar a próxima.

Rebeca Peleteiro disse...

Samuel,

Parabéns pela prova. Como o Roberto falou: Precisamos correr por prazer e as metas são as "desculpas" para treinarmos mais. Eu adoro correr provas de 10 km, 15km e no máximo 21 km. Não sei se irei tão longe quanto você.

Tenho certeza que ainda irei ler um post do seus 42km sub-4.

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Parabéns pela corrida!
Bons treinos.
abraço.